ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO

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Jonas Coutinho Lisboa
Rodrigo Anido Lira

Resumo

Nota-se que o marketing vem sofrendo inúmeras adaptações provenientes das mudanças ocorridas no
mercado e nos cenários mundiais, sendo que estas mudanças ocorrem cada vez mais rápidas. Novos
elementos surgem e exercem uma grande força e influência, principalmente na área tecnológica, forçando
essas mudanças e apontando as novas tendências do marketing mundial. No marketing contemporâneo, uma
das vertentes mais comentadas é o marketing de relacionamento. As empresas hoje buscam um contato
maior e mais duradouro com o consumidor, e não apenas a realização de vendas rápidas. Querem trazê-lo
para perto da organização, estreitar o relacionamento, procurar saber mais sobre sua vida, costumes e
particularidades, para que assim possam continuar a oferecer produtos e/ou serviços de qualidade e mostrar
que estão prontamente direcionados na satisfação de seus desejos e necessidades. Ações cada vez mais
integradas de comunicação visam à prestação de serviços voltados à satisfação das necessidades dos clientes,
através de uma percepção elucidada e baseada nos fatores originados do estreitamento do relacionamento
com o cliente, cuidando de perto de sua carteira e olhando de forma cada vez mais crítica para o seu
mercado, a ponto de encontrar vantagens competitivas e lucrativas para toda organização. O planejamento de
marketing envolve, portanto, as mais diversas áreas da organização, exigindo total sinergia, de modo que
todas elas estejam em sintonia com os objetivos da empresa e com as necessidades do mercado-alvo. A base
do presente estudo foi a aplicação de um diagnóstico organizacional na área de relacionamento com o cliente
de uma empresa de TIC, baseado no mix de marketing e em novas regras sobre a maneira de se fazer
marketing moderno. Os resultados demonstram um conjunto heterogêneo de informações, através dos quais
contrastam práticas boas e indesejáveis, na realização de técnicas de marketing no cenário analisado.
Palavras-chave: Marketing de Relacionamento – Tecnologia da Informação – Telecomunicações –
Planejamento Estratégico

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