A RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA

Conteúdo do artigo principal

Fábio Mendes Machado
Marcelo Pires Corrêa
Rodrigo Anidro Lira

Resumo

Este trabalho acadêmico busca analisar os principais conceitos que dissertam sobre a responsabilidade social
corporativa e também relatar sobre as práticas de responsabilidade social adotadas pelas empresas distribuidoras
de energia elétrica, onde será mostrado como estudo de caso, práticas de responsabilidade social corporativa
adotadas pela empresa distribuidora de energia elétrica de parte do Estado do Rio de Janeiro, Ampla Energia e
Serviços S.A. Com a obtenção destas definições, buscamos analisar as práticas de responsabilidade social
adotadas pelas empresas, verificando se é possível às empresas adotarem práticas de responsabilidade social
buscando o desenvolvimento da sociedade e ao mesmo tempo desenvolver a competitividade da empresa junto
ao mercado. Com o avanço da globalização, o mercado de bens de serviço torna-se cada vez mais acirrado, com
isso as empresas buscam através da Responsabilidade Social entrar no ambiente social dos seus clientes,
buscando conhecer as suas preocupações e necessidades. As empresas devem agir de maneira que possa passar a
ser integrante da realidade social de seus clientes, agindo com transparência e ética com todo o público que ela
interage, ou seja, com a comunidade, funcionários, meio ambiente, clientes, fornecedores, governo, entre outros.
Agindo desta maneira, as empresas buscam melhorar a sua imagem corporativa junto à sociedade, desenvolver
sua marca e obter demais benefícios, como uma maior confiança de seus clientes, funcionários, fornecedores e
da sociedade. As empresas distribuidoras de energia buscam identificar junto aos seus clientes uma possibilidade
de relação em que todos possam sair ganhando ao longo dos seus negócios.
Palavras-Chave: Desenvolver, Responsabilidade Social Corporativa, Distribuidoras de Energia Elétrica.

Detalhes do artigo