OTIMIZAÇÃO DA OPÇÃO DE COMPRA DO BLOCO CERÂMICO DE VEDAÇÃO UTILIZANDO UM MODELO DE TRANSPORTE
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Resumo
Os preços de venda do bloco cerâmico de vedação e os custos relacionados ao transporte são fatores
fundamentais, pois irão determinar se uma indústria de cerâmica vermelha estará tendo lucro ou prejuízo.
Atualmente, o custo com transporte no Brasil é muito elevado, devido às diversas rotas de entrega, a
deficiente malha rodoviária do país e a sua estrutura de transporte. O objetivo do artigo foi desenvolver um
modelo matemático a partir de levantamento de dados em cerâmicas vermelhas de Campos dos Goytacazes
(RJ), Itaboraí (RJ) e Cesário Lange (SP) para minimizar os custos na compra e transporte dos blocos
cerâmicos de vedação com destino às obras localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Juiz de Fora (MG) e
Vitória (ES), sendo administrado por uma construtora fictícia. Para desenvolver este modelo, foi feita uma
pesquisa descritiva na Cerâmica A em Campos dos Goytacazes (RJ), Cerâmica B em Itaboraí (RJ) e
Cerâmica C em Cesário Lange (SP). Este estudo aconteceu por meio de visitas periódicas feitas entre
dezembro/2008 e março/2009 na cerâmica A, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), no
SEBRAE Campos e através de correio eletrônico com a Cerâmica B e Cerâmica C. Através de Programação
Linear inteira com algoritmo simplex foi utilizado o recurso LINDO®, para resolução de um problema de
transporte que deu suporte na operação logística. Foi proposto um método de otimização considerando o
preço do frete para frota terceirizada e os custos fixos de transporte para as frotas próprias. A capacidade de
transporte de ambos foi de 5.000 blocos cerâmicos de vedação e o consumo demandado correspondeu à
etapa de construção, na qual foi entregue simultaneamente. Com os resultados obtidos, pode-se afirmar que
foi possível desenvolver um modelo matemático de programação linear capaz de minimizar os custos de
compra e transporte do bloco cerâmico de vedação. Foi constatado, que é viável manter uma frota própria
para não comprometer os serviços de transporte e principalmente não gerar o custo de não atendimento do
mercado, pois estes custos são imensuráveis em um mercado tão competitivo como o da cerâmica.
Palavras-chave: Transporte, cerâmica, programação linear.