O VÍDEO NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DO OLHAR

Conteúdo do artigo principal

Driele dos Santos Almeida
Ellen Beliene Vieira Azevedo
Luzia Alves de Carvalho
Liliana Azevedo Nogueira

Resumo

Os meios de comunicação desenvolvem formas sofisticadas multidimensionais de comunicação sensorial, emocional e racional, superpondo linguagens e mensagens, que facilitam a interação com o público. A imagem, a aparência e o estilo pessoais foram se tornando cada vez mais importantes na formação das identidades individuais, fazendo-se necessário que haja competência na leitura crítica de imagem na sociedade contemporânea. Este estudo versa sobre um tema contemporâneo: o uso do vídeo na construção de uma educação do olhar. Nosso objetivo central é investigar e apontar a contribuição da tecnologia do vídeo no processo ensino-aprendizagem do Curso Infantil e Ensino Fundamental do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora. Visamos analisar também as produções de vídeos realizadas pelos alunos nas aulas de informática, detectando a relação entre aprendizagem, comunicação, conhecimento significativo e a formação de competências técnicas e didático-pedagógicas. Nossa pesquisa caracteriza-se como quantitativa. Utilizamos questionários com os sujeitos responsáveis pelo desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da instituição em foco. Foi-nos possível compreender quais as implicações do uso do vídeo na prática docente do CENSA como ferramenta no processo ensino-aprendizagem
Palavras-chave: Comunicação; tecnologia; vídeo; ensino e aprendizagem.

Detalhes do artigo