ATENDIMENTO PEDAGÓGICO-HOSPITALAR UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ

Conteúdo do artigo principal

Liliana Azevedo Nogueira
Luzia Alves de Carvalho
Elizabeth L. Gomes Siqueira
Lílian Boa Morte

Resumo

O presente artigo destaca a Pedagogia Hospitalar como uma nova área de atuação para os educadores que visam oferecer subsídios educacionais e pedagógicos a crianças e adolescentes internados, a fim de dar continuidade aos seus estudos mesmo em período de internação. Apresenta ainda, os primeiros passos de uma experiência de “Pedagogia Hospitalar: aprendizagem como sinal de saúde”, implementado no Hospital Ferreira Machado, a partir da parceria entre o Curso de Pedagogia dos Institutos Superiores de Ensino do CENSA – ISECENSA – Campos dos Goytacazes/RJ e a Secretaria Municipal de Educação – SMEC. Relata os primeiros frutos de um trabalho de 15 meses de ação e reflexão sobre as práticas e aprendizagens realizadas no campo hospitalar, tornando-o mais alegre e humanizador, através da realização de atividades pedagógicas adequadas a cada criança e adolescente hospitalizado.
Palavras-chave: pedagogia – formação profissional – classe hospitalar – aprendizagem - humanização

Detalhes do artigo