INTERVENÇÃO NA PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO
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Resumo
Este estudo discute a Psicopedagogia como forma de lidar com as dificuldades de aprendizagem através de um olhar e postura clínica, além de uma intervenção adequada e organizada. Faz-se necessário, ressaltar a importância do Psicopedagogo em estar preparado para lidar com possíveis reações frente a algumas tarefas de sua prática, tais como: resistências, sentimentos, bloqueios, lapsos, etc, entre outros; tendo como missão facilitar e orientar no atendimento aos portadores de problemas de aprendizagem escolar, fazendo-os perceber suas potencialidades, recuperando dessa forma, os diferentes aspectos cognitivos, afetivo-emocional e de conteúdos acadêmicos. Para a elaboração desse presente trabalho, foram aplicados testes padronizados a fim de confirmar ou descartar possíveis dificuldades. Todas as informações e scores adquiridos durante os testes contribuíram para entendimento de determinados fatores envolvidos na questão problemática, auxiliando, assim, no diagnóstico psicopedagógico. Ficou evidenciado nos dados obtidos desse estudo a idéia de uma prática psicopedagógica dinâmica e flexível, veiculada entre teoria e prática, tendo o sujeito como autor, o social como contexto e a aprendizagem como processo na construção do ser e do saber, além de oportunidade de crescimento, de um olhar dirigido ao sujeito que é único e possui sua própria história devendo ser respeitada.
Palavras–chave: Dificuldade de aprendizagem - Olhar e escuta clínica em Psicopedagogia - Testes padronizados - Intervenção psicopedagógica.