REFORÇO AO ENSINO PRESENCIAL UTILIZANDO O AMBIENTE COLABORATIVO DE APRENDIZAGEM MOODLE NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DO ISECENSA

Conteúdo do artigo principal

Simone Vasconcelos Silva
Arilise Moraes de Almeida Lopes
Leonardo da Silva Ribeiro

Resumo

Reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente colaborativo de aprendizagem moodle no curso de engenharia de produção do isecensa. Ambiente colaborativo implica em diversas formas de organizar as condições tecnológicas de maneira a permitir a participação de múltiplas pessoas no processo comunicativo, proporcionando a interatividade. O ambiente colaborativo relaciona-se com a concepção de processo de aprendizagem, sendo espaços compartilhados de convivência que dão suporte à construção, inserção e troca de informações pelos participantes visando à construção social do conhecimento. Este trabalho apresenta um estudo de caso que aborda a implantação do reforço ao ensino presencial, através de salas de bate papo, fóruns de discussão, simulados on-line e etc, nas disciplinas curriculares do curso de Engenharia de Produção do ISECENSA através do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem da plataforma Moodle.
Palavras-chave: Ambiente Colaborativo, Ensino à Distância, Moodle.

Detalhes do artigo