REFORÇO AO ENSINO PRESENCIAL UTILIZANDO O AMBIENTE COLABORATIVO DE APRENDIZAGEM MOODLE NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DO ISECENSA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente colaborativo de aprendizagem moodle no curso de engenharia de produção do isecensa. Ambiente colaborativo implica em diversas formas de organizar as condições tecnológicas de maneira a permitir a participação de múltiplas pessoas no processo comunicativo, proporcionando a interatividade. O ambiente colaborativo relaciona-se com a concepção de processo de aprendizagem, sendo espaços compartilhados de convivência que dão suporte à construção, inserção e troca de informações pelos participantes visando à construção social do conhecimento. Este trabalho apresenta um estudo de caso que aborda a implantação do reforço ao ensino presencial, através de salas de bate papo, fóruns de discussão, simulados on-line e etc, nas disciplinas curriculares do curso de Engenharia de Produção do ISECENSA através do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem da plataforma Moodle.
Palavras-chave: Ambiente Colaborativo, Ensino à Distância, Moodle.