O discurso empreendedor
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo identifica as características empreendedoras
de dois empresários empreendedores brasileiros por meio da
análise do discurso, tendo como objeto de análise os textos biográficos
escritos por Jorge Caldeira e Fernando Morais que narram as
vidas do Barão de Mauá e de Assis Chateaubriand, respectivamente.
O gênero biográfico é discutido preliminarmente para deixar
claro quais as características específicas do objeto de análise e ainda
demonstrar que as informações analisadas nos tais textos situam-se
no contexto histórico amplo da formação do empreendedor brasileiro.
O empreendedorismo é abordado através de um histórico no
Brasil e no mundo, também, para servir de base comparativa para as
análises que identificam tais características nos empresários biografados.
O comportamento empresarial similar entre os dois é identificado,
mesmo em contextos históricos diferentes e são portadores
da temática do progresso, da vanguarda sócio-econômica e do pioneirismo,
elementos pertinentes ao discurso empreendedor. Tanto o
Barão de Mauá, quanto Assis Chateaubriand foram pioneiros em
várias áreas e estiveram na vanguarda de vários movimentos empreendedores
que conspiraram para o progresso do país. As investidas
no perfil do empreendedor de sucesso gerou um parâmetro para
o desenvolvimento do potencial empreendedor além de trazer para a
área da análise do discurso o debate em torno da ideologia do progresso.