Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho é fruto de nossa reflexão sobre os avanços das Tecnologias Digitais da Informação e do Conhecimento (TDIC) e seu impacto na educação e no processo de aquisição do conhecimento, especificamente. Discorre sobre a sociedade informatizada geradora de novo paradigma ou tendência educacional e de ensino, para geração Z, altamente interconectada com tudo e com todos. É notório que os muros da escola caíram, abrindo fronteiras, trazendo o espírito inovador e a criatividade para as salas de aula. Não é mais possível, portanto, ensinar as novas gerações com métodos tradicionais. Objetivamos neste trabalho repensar a formação de educadores a partir da análise desses novos paradigmas, seus desafios, habilidades, competências, novos letramentos e alternativas de ação, em vista de uma educação que responda aos anseios da nova geração. Esperamos abrir caminhos para práticas mais inclusivas, participativas, personalizadas, capazes de produzir mudanças significativas no processo de uma aprendizagem prazerosa e interconectada, bem a gosto da nova geração de estudantes.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.