Conteúdo do artigo principal

Resumo

Este trabalho é fruto de nossa reflexão sobre os avanços das Tecnologias Digitais da Informação e do Conhecimento (TDIC) e seu impacto na educação e no processo de aquisição do conhecimento, especificamente. Discorre sobre a sociedade informatizada geradora de novo paradigma ou tendência educacional e de ensino, para geração Z, altamente interconectada com tudo e com todos. É notório que os muros da escola caíram, abrindo fronteiras, trazendo o espírito inovador e a criatividade para as salas de aula. Não é mais possível, portanto, ensinar as novas gerações com métodos tradicionais. Objetivamos neste trabalho repensar a formação de educadores a partir da análise desses novos paradigmas, seus desafios, habilidades, competências, novos letramentos e alternativas de ação, em vista de uma educação que responda aos anseios da nova geração. Esperamos abrir caminhos para práticas mais inclusivas, participativas, personalizadas, capazes de produzir mudanças significativas no processo de uma aprendizagem prazerosa e interconectada, bem a gosto da nova geração de estudantes.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Luzia Alves de Carvalho

 

Diretora do Instituto de Educação do ISECENSA/RJ

Vice-diretora do CENSA/RJ

 

 

Como Citar
Carvalho, L. A. de. (2016). TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC’S) E A SALA DE AULA. umanas ociais ∓ plicadas, 6(17). https://doi.org/10.25242/88766172016999

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)