Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo, cujo principal objetivo foi analisar as dificuldades, desafios e perspectivas do gestor e das Equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) para trabalhar no contexto de precariedade do SUS, discutindo a funcionalidade dos serviços prestados e o atendimento à população, se insere, de forma geral, na gestão da saúde, com a pretensão de identificar a importância da atuação do Gestor em Saúde na aplicação dos serviços prestados no Programa Saúde da Família (PSF), evidenciando seu caráter concretizador dos princípios do Sistema Único de Saúde. A partir da NOB 96, há um processo de estruturação dos PSF’s e da articulação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) num trabalho de delimitação de território e identificação das doenças de determinada área, ofertando um maior acesso da população à rede de serviços presentes no município, configurando-se como porta de entrada dos usuários ao serviço de saúde. Neste trabalho, foi realizado um estudo de caso no PSF do município de Apaicá-ES, com o objetivo de identificar o olhar dos usuários sobre os serviços de saúde ofertados.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.