Conteúdo do artigo principal
Resumo
A consciência fonológica exerce um papel importante na aprendizagem da leitura e escrita, já que compreende a linguagem oral em suas especificidades como: sílaba, fonemas e palavras. De acordo com
Baia (2007), a importância da Consciência Fonológica está no fato desta colaborar para uma alfabetização bem sucedida, ou seja, prepara a criança para o processo de decodificação da língua (processo de converter
letras e sons), por meio do estudo de grafemas, sons, sílabas, palavras. A metodologia consistiu numa pesquisa exploratória realizada com 70 pais do 2° Período da Educação infantil do CENSA. Este trabalho tem como objetivo captar a percepção dos mesmos acerca da importância da tarefa de casa como estímulo a mais para inserção das crianças no mundo letrado. A análise dos dados nos permitiu constatar que os pais apresentam uma certa dificuldade para auxiliar seus filhos nas atividades de casa, pois alegam não ter uma formação pedagógica para tal. No entanto os mesmos afirmam que buscam auxílio junto aos professores de seus filhos para que possam estimulá-los nas atividades de consciência fonológica, pois as consideram importante no processo de aquisição da leitura e escrita. Os resultados mostram que os pais reconhecem a importância do incentivo familiar no que se refere à realização da tarefa de casa, pois acreditam que a esta complementa e sistematiza as aprendizagens realizadas em sala de aula. A maioria oferece diariamente aos filhos, além da tarefa de casa, jogos educativos e histórias, pois acreditam que o processo de aprendizagem da língua escrita exige a parceria da escola e família.
Palavras-chave: consciência fonológica, pesquisas e linguagem oral e escrita.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.