Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta possibilidades de projeto em um vazio urbano na cidade de Campos dos Goytacazes. Os projetos tiveram como premissa princípios de sustentabilidade e ordenamento urbano, como, baixa
ocupação do solo, mobilidade sustentável, densidade compatível com a estrutura urbana, distribuição equilibrada de áreas verdes e áreas institucionais, divisão em quadras convencionais e superquadras, hierarquia viária e definição de áreas de preservação. O objetivo do trabalho foi verificar o potencial de ocupação de um vazio urbano seguindo a Legislação de Parcelamento do Solo de Campos dos Goytacazes. Em relação à metodologia utilizada foram feitos estudos de caso, pesquisa da legislação urbanística e normas de acessibilidade, integração do sistema viário existente com o proposto. Foram definidos os tipos e tamanhos das vias, a divisão dos lotes nas quadras respeitando a Lei de Uso e Ocupação do Solo. A preservação do Parque Urbano definido pelo zoneamento municipal foi mantido e delimitado por novas vias.E para manter a continuidade viária do projeto, foi proposto um túnel passando por debaixo do parque com a preocupação de manter essa área preservada. Foi elaborado conceito com desenhos esquemáticos e
posteriormente o projeto final em AutoCAD. O resultado segue a legislação urbanística e ambiental integrando o meio ambiente natural ao construído. Conclui-se que a área de estudo tem grande potencial de ocupação para projetos com características sustentáveis, assim destacamos que o poder público deve utilizar dos instrumentos da política urbana federal, como o parcelamento compulsório, para a disponibilização destas áreas que não atendem a função social da propriedade, para urbanização e ordenamento do território.
Palavras-chave: projeto de parcelamento, vazio urbano, sustentabilidade urbana.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.