Conteúdo do artigo principal
Resumo
A teoria nos indica que existem muitas influências sobre a avaliação das pessoas acerca da pena de morte (MENIN, 2005; LARANJEIRAS, 2007). Autores reconhecem que os meios de comunicação instigam a população a desejar vingança, como se isso resolvesse o problema da violência (MELLO, 1999). Outros acreditam existir uma série de questões que precisam ser transformadas para que pensemos numa pena de
morte, como: a segurança pública, o desemprego, o sistema prisional e as formas alternativas de punição (CRITSNELIS, 2009), também é possível encontrar autores que veem positivamente o emprego da pena de
morte e seus argumentos tem caráter religioso, humanista, judicial e social (BARRETO, 1983). Este estudo tem como objetivo identificar, ainda que em pequena esfera, o que as pessoas em Campos pensam sobre a pena de morte. Inicialmente uma pesquisa bibliográfica foi realizada. Elaborou-se um questionário objetivo composto de 3 perguntas. O público alvo foi Homens e Mulheres maiores de 18 anos, abordados nas imediações do ISECENSA, sendo um total de 40 pessoas. Posteriormente os dados foram tabulados gerando as informações da pesquisa. Perguntamos aos participantes se eles concordavam que é possível haver a reabilitação do ser humano e obtivemos que 75% concordavam que é possível. Aproximadamente 20% discordavam, não plenamente, mas acreditavam que raras vezes era possível a reabilitação. O restante não tinha uma opinião sobre a questão. 60% (a maioria) das pessoas concordaram que a reforma das leis resolveria o problema da violência, outros 15% não chegaram a uma conclusão sobre a determinada pergunta e 25% dos entrevistados discordam. Cerca de 30% concordaram com a pena de morte, aproximadamente 20% não tinham pensado no assunto e os 45%, maioria, discordaram que a pena de morte é uma lei necessária no Brasil. Como dado mais expressivo, ressaltamos que a maior parte das pessoas abordadas acreditam que é possível uma reabilitação do criminoso e que se novas leis fossem reformadas o problema da violência poderia ser resolvido. Concluímos que, dentro desse tema várias outras pesquisas poderiam ser feitas como a questão da maioridade penal e pesquisas sobre países que tem a pena de morte como uma de suas leis.
Palavras Chave: pena de morte, opinião pública, pesquisa, psicologia
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.