Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente pesquisa consiste em uma análise, através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, a utilização do paisagismo nos planejamentos urbanos e se há a valorização ou não do
mesmo. Foi analisado de uma forma geral a importância do paisagismo e o benefício que proporciona para população local e se consta, seja no Plano Direto ou na Lei Orgânica (que é o caso do Município de São Fidélis), alguma lei que determine a implantação do paisagismo no meio urbano. Tendo como comparativo o Município de São Fidélis cuja cidade está passando por reformas urbanísticas, essas obras estão localizadas nos principais pontos históricos do município de São Fidélis, com o intuito de tornar a cidade mais atrativa e ao mesmo tempo, conservar o patrimônio histórico. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi realizada através de registros fotográficos, entrevistas e pesquisa de campo, pesquisa documental e análise da Lei Orgânica da Cidade. O resultado desta pesquisa está registrado em fotografias, com o desenvolvimento das obras
urbanísticas do Município de São Fidélis que foram citadas acima, dos projetos das praças e das pesquisas que foram feitas através de entrevistas realizadas com moradores do bairro do Centro da cidade. Através desta pesquisa, pode-se concluir que as obras que estão em andamento no centro da cidade de São Fidélis, ainda não são o suficiente e estão totalmente paralisadas. O objetivo desta pesquisa foi registrar a percepção de diferentes atos sociais sobre o processo de revitalização da Praça Jardim Elvídio Costa e da Beira Rio, no município de São Fidélis.
Palavras Chave: Paisagismo; planejamento urbano
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.