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Resumo
A história do empreendedorismo é marcada por grandes transformações em um curto período de tempo. Sua história se iniciou para credenciar Marco Polo, que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Já
na Idade Média, o termo empreendedor foi utilizado para definir os que gerenciavam grandes processos de produção (DORNELAS, 2010a). Atualmente o empreendedorismo é um “fenômeno” global, pelo fato de
estar ganhando repercussão em diversos países. Seu destaque se dá pelo fato de envolver discussões voltadas para o desenvolvimento de organizações, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. O
Empreendedorismo possui um conceito tanto quanto subjetivo, grande parte dos indivíduos compreendem superficialmente do que se trata, mais não obtêm uma definição específica do assunto. Para CHIAVENATO:
“O empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal, assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente” (CHIAVENATO 2005, pág. 11). Schumpeter (1947) acredita que os empreendedores possuem características ligadas a determinação, e seus espíritos são voltados para descobertas de oportunidades. Atualmente o mercado competitivo exige muita inovação e é preciso estar à frente dos concorrentes e despertar o desejo nos clientes. O empreendedor tem um papel principal nessa relação, pois precisa buscar novos desafios para crescimento do mercado. Portanto, tem-se como objetivo geral analisar o perfil dos jovens egressos no curso de Administração, em uma Instituição Privada no município de Campos dos Goytacazes no estado do Rio de Janeiro, quantificando se
os mesmos se formam com algum dos perfis empreendedores descritos por DONERLAS, apresentados no trabalho. Como objetivos específicos, tem-se: Verificar o grau de importância do ensino empreendedor, para
a formação dos egressos; identificar as habilidades, competências e atitudes dos perfis apresentados; traçar o perfil empreendedor dos alunos egressos. A metodologia será quantitativa, que se divide em: Pesquisa
Bibliográfica, contato com os Egressos, ocorrerá também uma pesquisa de campo na qual, serão aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas, nas turmas de 7° e 8° período do Curso de Administração, no Instituto Superiores de Ensino do CENSA - ISECENSA. Após a realização da coleta dos dados, será feita uma análise da pesquisa de campo, por meio de discurso textual e comparativo com referencial teórico, análise dos resultados e considerações finais. Portanto, os resultados esperados são: Conseguir traçar o perfil dos jovens egressos, verificar a importância do ensino do empreendedorismo na sua formação.
Palavras Chave: Empreendedorismo, Perfil Empreendedor, Egressos, Administração
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