Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem por finalidade apresentar a atuação do psicopedagogo na aprendizagem do educando
através de um caráter preventivo no sentido de criar competências e habilidades para solução dos problemas.
Por meio de técnicas e métodos próprios, como testes, brincadeiras lúdicas e entrevistas, o psicopedagogo
possibilita uma intervenção visando a solução de problemas de aprendizagem integrado a prática. Com essa
união o educando, se desenvolverá, nos diversos aspectos essenciais para uma formação significativa afetiva,
cognitiva e social. Os objetivos desta pesquisa científica é identificar os aspectos positivos das atividades
lúdicas propostas para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Centro Educacional
Nossa Senhora Auxiliadora; identificar os instrumentos que são utilizados para a utilização da ludicidade na
prática pedagógica; investigar como os psicopedagogos utilizam as atividades lúdicas na prática pedagógica;
e verificar as contribuições que o trabalho psicopedagógico integrado ao lúdico traz para a construção de
uma aprendizagem prazerosa. A metodologia do trabalho adota a pesquisa quantitativa e bibliográfica na
investigação das atividades lúdicas enquanto suporte psicopedagógico. Na coleta de dados por meio de
questionários fechados e abertos aplicados para psicopedagogos verificou-se que as estratégias pedagógicas
são utilizadas para introduzir as aulas e são as atividades de intervenção que envolvem a psicomotricidade;
os psicopedagogos sugerem as brincadeiras, mas não participam com os alunos. As atividades lúdicas,
enquanto função educativa, funcionam como estratégias úteis e necessárias à vida contribuindo para
inúmeras aprendizagens e tecendo uma experiência psicopedagógica viva para o desenvolvimento infantil.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.