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Resumo
O diálogo intercultural entre as práticas de leitura com o livro impresso e com o texto eletrônico é tema que se impõe nas sociedades modernas. As impressões digitais impressas na e pela cultura da midialidade, dos complexos tecnológicos e das práticas que se constroem em torno deles, afetam o processo de formação identitária dos leitores e, assim, exigem (re) dimensionar o lócus da leitura diante da pluralidade e da democratização dos recursos midiático-tecnológicos. Neste sentido, Santaella (1996), denomina a cultura atual de “cultura das mídias”. O estímulo à leitura na sociedade contemporânea precisa englobar a formação de comportamento de leitura associados aos diversos suportes de escrita. Roger Chartier (1998) adverte que os gestos mudam segundo os tempos e lugares, os objetos lidos e as razões de ler também mudam.A presente pesquisa tem como objetivo central (re) conhecer, analisar e (re) significar o processo identitário de formação de leitores em tempos de web. Para tanto, buscaremos investigar e registrar de forma comparativa o diálogo intercultural, a dinâmica das interações entre a leitura no livro impresso e no suporte eletrônico.Para traçar o perfil do leitor de 6 a 12 anos – ensino fundamental I – rede pública e privada -município de Campos dos Goytacazes, os sujeitos responderam um questionário, curto e direto (VIEIRA, 2009), se leem, o que leem e quais os principais objetos de leitura, frequência, motivação, entre outros. (In) concluímos que, em virtude das constantes metamorfoses ocasionadas na e pela “cultura das mídias” (SANTAELLA, 1996), torna-se cada vez mais necessário desvelar o lócus da leitura e discutir com mais intensidade a possiblidade de um processo de formação de leitores pautado no diálogo intercultural: a leitura no formato impresso e na tela.
Palavras-chave: livro, mídia, leitura, leitor e interculturalidade
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