Conteúdo do artigo principal
Resumo
As provas desenvolvidas por Jean Piaget fazem-se presente a todo o momento na Educação Infantil,colaborando significativamente na aprendizagem de conceitos matemáticos e de outras áreas do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da capacidade de raciocinar, de comparar, de classificar, de argumentar do aluno. Estudos comprovam, que quando as tarefas piagetianas, como: seriação, classificação, inclusão de classe e outras, são trabalhadas com os alunos desde a Educação Infantil, estes adquirem um progresso na compreensão de conteúdos e atingem um estágio de desenvolvimento intelectual mais avançado ao longo do Ensino Fundamental. A presente pesquisa tem como objetivo investigar a importância das tarefas piagetianas desenvolvidas na Educação Infantil e averiguar as contribuições para o desenvolvimento
do raciocínio lógico dos alunos do Infantil ao Ensino Fundamental. O trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, de textos relacionados aos estudos de Piaget e seus seguidores, além do desenvolvimento das
atividades piagetianas em turmas do maternal da Educação Infantil, no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA), de Campos dos Goytacazes, utilizando materiais concretos e o próprio corpo da criança. Foi constatado que o uso das tarefas piagetianas desde a Educação infantil, como mecanismo para a aprendizagem e para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, contribui também para o desenvolvimento de habilidades essenciais para outras áreas do conhecimento. Piaget enfatiza que o conhecimento, incluindo a capacidade de raciocinar logicamente, é construído através de um processo de interação/reflexão no qual o sujeito age sobre o objeto. Proporcionar atividades concretas e lúdicas às crianças é determinante para o desenvolvimento significativo de suas estruturas mentais necessárias a construção de conhecimentos matemáticos.
Palavras Chave: resumo, índice, português
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.