Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo teve como objetivo compreender as mudanças, os desafios e as perspectivas para a educação nos
tempos atuais. Três desafios nos impulsionaram neste estudo: a alfabetização, a inclusão e a participação das
famílias na vida escolar dos alunos. Fatores relativos à vida extra-escolar dos alunos impactam no
aprendizado, o contexto familiar do qual a criança se origina, a escolaridade dos pais, a valorização que a
família atribui à escolarização, a preocupação com a boa trajetória dos filhos, o acompanhamento dos
estudos e a participação efetiva na vida escolar dos estudantes são elementos centrais para um aprendizado
eficiente. Neste contexto, a inclusão, em seu sentido mais amplo, se apresenta como um grande desafio.
Muitas são as realidades que coexistem na escola e precisam estar harmonicamente inseridas neste contexto
de aprendizagem. Foi realizado um estudo bibliográfico referente aos desafios supracitados utilizando-se
como principais nomes de referência Capovilla (2003), Ferreiro (1996), Oliveira (2004), Pereira (2005),
Nérici (1972), Vygotsky (1984), Booth e Ainscow (2002), Sanchez (2003). Concluímos que é preciso
preparar os alfabetizadores para que possam permitir que os aprendizes de leitores adquiram as
competências necessárias antes de iniciarem o processo de alfabetização. É preciso também que a família
busque se interessar pelo que acontece na escola, agindo politicamente, criando rotinas previsíveis e
estruturadas em casa de forma a acompanhar o desempenho escolar das crianças. Além disso, faz-se
necessário a criação de um ambiente escolar inclusivo, que reconheça e harmonize as diferenças existentes,
sejam elas culturais, físicas, afetivas.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.