Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do presente trabalho é verificar a validade de itens de um questionário para avaliação de pizzarias no município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil. Justifica-se esta pesquisa pela expressividade do setor de serviços de alimentação, no qual estão inseridas as pizzarias, e pela ausência de tratamento estatístico para definição de quais itens são pertinentes ao elaborar um questionário para avaliação da satisfação dos clientes. Inicialmente foram selecionados, com base na revisão de literatura, 75 itens distribuídos em 5 dimensões (Aspectos Tangíveis, Confiabilidade, Receptividade, Segurança e Empatia). Com estes dados foi compilado um questionário aplicado a clientes, os quais avaliaram cada um dos itens como essencial, importante mas não essencial ou não essencial. Após isso foi aplicado o método de Lawshe para validar ou excluir os itens. Dos 75 itens analisados, 33 foram excluídos, com base na metodologia adotada. A exclusão de alguns itens na dimensão “Aspectos tangíveis”, e a conservação de quase todos os outros listados nas demais dimensões, demonstra que os critérios adotados por clientes para seleção e avaliação de pizzaria tendem a priorizar as características intangíveis desta relação de consumo.
Palavras-chave: Qualidade; Satisfação, Serviços, Restaurantes, Questionário, Lawshe.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.