Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem a finalidade de avaliar a carreira profissional dos técnicos
formados nas áreas de: eletromecânica, eletrônica, automação e eletrotécnica, que atuam em empresas do ramo petrolífero e, a partir deste levantamento, avaliar o curso técnico que oferece as melhores condições de empregabilidade na Região Norte do Estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada com aplicação de 86 questionários entre os profissionais técnicos que atuam em empresas petrolíferas sediadas em Macaé, RJ. O método AHP (Analytic Hierarchy Process) foi utilizado para seleção da melhor carreira com base nos seguintes critérios de seleção: salário, ascensão profissional, satisfação profissional, tempo para primeira contratação, duração do curso, estabilidade e periculosidade. Os técnicos formados em Eletrônica tem maior tempo de empresa, satisfação profissional, salário e conseguiram seu primeiro emprego mais rápido que os demais técnicos entrevistados. Situação oposta ocorre com os técnicos em Eletrotécnica, apesar de terem
maior estabilidade no emprego. Todos os técnicos entrevistados se mostraram insatisfeitos com a ascensão profissional e aplicam parcialmente os conhecimentos adquiridos durante sua formação no ambiente de trabalho. O profissional formado em Eletromecânica julga que
sua profissão apresenta periculosidade mediana, maior que os demais entrevistados. O método AHP apontou o curso de Eletromecânica como a melhor alternativa atual. Este trabalho pode auxiliar estudantes na seleção de suas carreiras, baseados na opinião de profissionais que atuam no setor petrolífero regional. O método AHP pode ser usado para tomada de decisões pessoais e oferecer uma resposta objetiva para uma decisão extremamente importante na vida dos jovens que buscam qualificação profissional para atuar na indústria do petróleo.
Palavras-chave: Empregabilidade; Cursos técnicos; Petróleo; Método AHP.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.