Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os desafios estabelecidos pelas inovações tecnológicas ao processo educativo são muitos e diversas são as
alternativas de práticas pedagógicas que envolvem o uso das mesmas. Nessa perspectiva, esta conferência
visa a apresentar uma pesquisa que discute a prática pedagógica alicerçada nas tecnologias digitais (TD)
como instrumentos mediadores. Considerando que a formação de professores é um processo contínuo, foi
elaborada uma proposta de formação, para os egressos da licenciatura em Matemática de um Instituto
Federal, no início de sua prática docente . A proposta foi denominada T-PROIM – Tecnologias na Prática
docente de pROfessores Iniciantes de Matemática. Uma rede social na Internet (RSI) foi implementada por
meio da plataforma Elgg para apoiar a referida formação. Essa visou a possibilitar a integração das TD à
prática docente e fundamentou-se na teoria sócio-histórica. A pesquisa foi descritiva e explicativa, por meio
de um estudo de caso e a abordagem foi, predominantemente, qualitativa. As técnicas de coleta de dados
foram questionário, entrevistas, observação e registro dos conteúdos postados na RSI. Para tanto,
inicialmente, caracterizam-se redes sociais na internet. A seguir, são apresentados os aspectos
metodológicos, as características da formação T-PROIM e a análise macro da experimentação da referida
formação. Finalizando, são tecidas algumas considerações sobre a pesquisa. A flexibilidade da formação e da
configuração de recursos RSI foi considerada importante para o contexto educacional. Além disso, a análise
possibilitou identificar que a confiança no uso pedagógico das TD aumentou e que a formação contribuiu
para o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.