Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo retrata através de uma revisão bibliográfica a possível intersecção da psicanálise e psicologia comunitária no que diz respeito à violência simbólica no contexto comunitário. A violência simbólica é analisada inicialmente numa perspectiva da educação, pela qual se despreza o modo próprio de dizer o saber do aluno. No sentido sociológico a violência simbólica que se caracteriza pela exclusão social é dominada pela linguagem, podendo as palavras negar, oprimir ou destruir psicologicamente o outro. No aspecto da psicologia social a violência define-se como um fenômeno cultural e histórico, resultando nas exclusões sociais. Na associação da psicanálise freudiana os processos de segregação advêm do sujeito que não consegue avaliar a realidade, produzindo a fantasia, que dificulta a sustentação do pensamento. Numa visão mais contemporânea da psicanálise, Lacan relaciona a violência simbólica ao discurso capitalista; o sujeito que não consome objetos, é excluído do gozo de possuir, ficando apenas com o desejo. Pelo visto, a psicologia comunitária e a psicanálise circunscrevem de maneira patente à violência simbólica, direcionando possibilidades de trabalhos coletivos que visem à emancipação social, e ao processo de constituição do sujeito singular.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.