Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente pesquisa consiste em uma análise das áreas verdes/praças nas cidades de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, região norte do estado do Rio de Janeiro. Entende-se como praças espaços públicos de interesse urbanístico e ambiental destinados ao lazer da população. A carência destas áreas verdes nos municípios estudados é um dos fatores que justifica esta pesquisa. A importância deste trabalho é devido às projeções de expansão acentuada nos dois municípios citados para os próximos anos. Este crescimento é atribuído, principalmente, à construção do chamado Super Porto do Açu. O objetivo deste trabalho é analisar a realidade e projeção das necessidades das áreas verdes nos dois municípios estudados considerando a demanda estimada. Este estudo visa contribuir para a qualidade de vida nestas cidades, levando em conta o crescimento e ocupação do solo. Fazem parte das análises, aspectos como: legal, ambiental e espacial. Para diagnosticar a situação de cada bairro da cidade de Campos, foram analisados mapas, projetos de loteamentos, legislação, e imagens de satélite disponíveis na internet pelo Google Earth. Os dados levantados foram tabulados e com a tabela resultante verificou-se que a quantidade de áreas verdes existentes está bem abaixo dos parâmetros recomendados pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), que é de 15 m² por habitante.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.