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Resumo

O artigo ora apresentado tem por prerrogativa discutir as contribuições do método freinetiano à prática alfabetizadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Configura-se em seu aspecto metodológico por uma pesquisa teórica bibliográfica, a qual tem amparo na bibliografia e nas referências produzidas acerca de CélestinFreinet. Por esta via, a pesquisa buscou delinear a vida e obra do teórico em estudo, sua proposta e método para a educação de seu tempo e os reflexos na atualidade, bem como as técnicas freinetianas, em interlocução com o processo ensino-aprendizagem alfabetizador. Constata-se que a partir da prática de algumas técnicas por ele desenvolvidas, com enfoque na expressão livre, no cooperativismo e na comunicação é plenamente possível favorecer uma aprendizagem significativa na contemporaneidade endereçada a professores e alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Silmara Maria Wierzbicki

 

  

Acadêmica de Pedagogia – UNESPAR/FAFIUV. Bolsista PIBID/CAPES.

 

Como Citar
Wierzbicki, S. M., & Ujiie, N. T. (2014). CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO FREINETIANO À PRÁTICA ALFABETIZADORA DOS ANOS INICIAIS. umanas ociais ∓ plicadas, 3(8). https://doi.org/10.25242/887638201339