Conteúdo do artigo principal
Resumo
A partir de uma pesquisa bibliográfica no campo da teoria política, este trabalho busca resgatar as discussões elaboradas por pensadores que se propuseram a refletir sobre o ordenamento político mais eficiente para reduzir e administrar tensões e conflitos no Estado. Nesse sentido, considerando a antiguidade de tais preocupações, recorreu-se ao trabalho dos seguintes autores: Heródoto, Platão, Aristóteles, Políbio, Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau e Montesquieu. Por meio do levantamento e análise de textos próprios e das publicações de renomados comentaristas, utilizando-se, para isso, de técnicas de leitura como resumos, fichamentos e resenhas, construiu-se uma profícua revisão de literatura sobre a tipologia dos regimes políticos. De modo geral, identificou-se que três tipos de constituições (monarquia, aristocracia e democracia) fundamentam a classificação dos autores estudados, embora fortes embates sejam travados na definição das características e da efetividade desses modelos no que se refere à estabilidade do governo. Ao final, para sintetizar o debate e a pertinência das discussões apresentadas, foram tecidas algumas reflexões críticas acerca do governo democrático brasileiro, sugerindo, assim, novas questões para investigação e aprofundamento no campo do pensamento político a partir do contato sempre enriquecedor com as obras clássicas.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.