Conteúdo do artigo principal
Resumo
As infâncias vivenciadas pelas crianças do Brasil são decorrentes de realidades bastante complexas. A infância é objeto de pesquisa em várias áreas do conhecimento, fazendo-se presente, cada vez mais entre aqueles que pensam a criança como sujeito, ou seja, um ser social presente na construção da história e da cultura. Hoje, na era pós-moderna, o conceito de criança tem regredido aos seus primórdios, pela maneira com que têm sido projetadas no mundo adulto, em que há uma expectativa profissional do mundo infantil, impossibilitando os adultos de perceber a simples vontade da criança e sua subjetividade. Dessa forma, o objetivo dessa reflexão é valorizar a realidade segundo o olhar da criança frente a mídia e o brincar, aspectos presentes no desenvolvimento das crianças do século XXI, sem medir prejuízos ou benefícios, mas os reflexos sobre elas além de simples espectadoras. Esta ideia é a base da presente reflexão, a criança como sujeito ativo na sociedade, independente de sua cultura ou contexto social. A partir desta perspectiva a criança deixa de ser produto de uma cultura de massa e passa a ser produtora da própria cultura, processo este que vai desempenhar o papel da criança no brincar, na criatividade, meio pelo qual ela utilizará sua personalidade integral, constituindo o seu eu.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.