Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Comunicação Alternativa permite que os indivíduos com o Transtorno do Espectro Autista, que convivem com dificuldades na interação social e na comunicação recíproca, se apropriem da linguagem. A adoção da CAA no cotidiano proporciona a assistência necessária para a construção da autonomia e uso pleno das funções comunicativas, favorecendo, portanto, o processo interativo e o convívio social. A pesquisa tem como objetivo central analisar as contribuições da CAA para o desenvolvimento da pessoa com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). Para tanto, utiliza-se a revisão bibliográfica, de natureza qualitativa e exploratória, a fim de compreender os impactos dessa ferramenta na comunicação e no desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e comunicativas da pessoa com NCC. Espera-se que a partir da pesquisa, a Comunicação Alternativa Aumentativa, possa ser compreendida e utilizada por profissionais da educação como um instrumento de transformação de realidades e apropriação comunicativa.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Copyright (c) 2024 Gabriella Quirino Soares, Maria Luíza Motta Barreto, Teresa Claudina de Oliveira Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
- BARBY, A. A. O. M.; RATUCHNE, P. A. O.; SPINARDI, G. C. Contação de História Mediada pela Comunicação Alternativa no TEA: revisando estudos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 68, p. 69–84, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14737. Acesso em: 18 jul. 2024.
- BERSCH, R. Introdução à tecnologia assistiva. [s.l: s.n.]. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1789869. Acesso em: 15 ago. 2024.
- BONOTTO, R.; CORRÊA, Y.; CARDOSO, E.; et al. Oportunidades de aprendizagem com apoio da Comunicação Aumentativa e Alternativa em tempos de COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 4, p. 1730–1749, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13945. Acesso em: 15 ago. 2024.
- BORGES, B. C.; LOURENÇO, G. F. Capacitação de parceiros de comunicação de alunos com necessidades complexas de comunicação no contexto escolar: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 36, n. 1, p. e4/1–28, 2023. DOI: 10.5902/1984686X68753. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/68753. Acesso em: 12 ago. 2024.
- CORRÊA NETTO, M. M. F. A comunicação alternativa – favorecendo a aprendizagem de criança com autismo, Aspeger e Angelman: formação continuada de profissionais de educação e saúde. 2012. 286f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/10595/1/Dissert_Marcia%20Netto_v%20%201.pdf Acesso em: 12 ago. 2024.
- DELIBERATO, D.; ADURENS, F. D. Lu.; ROCHA, A. N. D. C. Brincar e contar histórias com crianças com Transtorno do Espectro Autista: mediação do adulto. Revista Brasileira Educação Especial, Bauru, SP, v. 27, e0128, p. 73-88, jan./dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0128. Acesso em: 06 ago. 2024.
- DELIBERATO, D.;DONATI, G, C, F. Perguntas e respostas frequentes sobre comunicação suplementar e alternativa para professores. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.sbfa.org.br/portal2017/campanhas/campanha-comunicacao-suplementar-e-alternativa/pdf/faq-pdf2.pdf>.
- GALVÃO FILHO, T. A. A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios. Revista da FACED - Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, Salvador: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – FACED/UFBA, v. 2, n. 1, p. 25-42, jan./jun. 2013. Disponível em: TA_desafios (galvão filho.net) Acesso em: 24 jul. 2024.
- GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
- GUTHIERREZ, C. C. M. Y; WALTER, C. C. DE F. Programa de formação continuada de professores: comunicação alternativa e transtorno do espectro autista. Revista Teias, v. 22, n. 66, p. 240–255, 20 ago. 2021.
- LEYVA-NÁPOLES, R. A.; ORRÚ, S. E. Experiências de comunicação alternativa: alunos com autismo. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 502–505, ago. 2016. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12312. Acesso em: 12 ago 2024.
- MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: ENSAIOS PEDAGÓGICOS Construindo Escolas Inclusivas Brasília 2005. [s.l: s.n.]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ensaiospedagogicos.pdf. Acesso em 30 jul. 2024.
- MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
- MONTENEGRO, A. C. A.; SILVA, L. K. S. M.; BONOTTO, R. C. S.; et al. Uso de sistema robusto de comunicação alternativa no transtorno do espectro do autismo: relato de caso. Revista CEFAC, v. 24, n. 2, p. e11421, 2022. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462022000200700&tlng=pt . Acesso em: 15 ago. 2024.
- MONTENEGRO, A. C. DE A. et al. Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo. Audiology - Communication Research, v. 26, 26 jul. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/ZpKbgfnP8wH6k73HHHXSKxd/. Acesso em: 25 jul. 2024.
- MORESCHI, C. L.; ALMEIDA, M. A. A comunicação alternativa como procedimento de desenvolvimento de habilidades comunicativas. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 18, n. 04, p. 661-675, dez. 2012 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000400009&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 12 jul. 2024.
- PAULA, K. M. P. DE ; ENUMO, S. R. F. Avaliação assistida e comunicação alternativa: procedimentos para a educação inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 13, n. 1, p. 3–26, 4 jan. 2007.
- Possibilidades e impedimentos. Psicologia em estudo, Maringá, 15(1), 117-126.
- SEKKEL, M. C., ZANELATTO, R., & BRANDÃO, S. D. B. (2010). Ambientes inclusivos na educação infantil:
- SGANZERLA, M. A. R.; SILVA, J. F. DA.; GELLER, M. Papagaio amigo – aplicativo vocalizador com atividades para TEA. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 181–190, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110216. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110216 . Acesso em: 9 jul. 2024.
- SILVA JUNIOR, E. F.; RODRIGUES, K. R. . H. Ferramentas computacionais como soluções viáveis para alfabetização e comunicação alternativa de crianças autistas: um mapeamento sistemático sobre as tecnologias assistivas existentes. In: Anais do X Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social. SBC, 2019. p. 71-80. DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2019.7678
- STUR, F.; BANDEIRA¸ N. Um olhar sobre uso de CAA no atendimento educacional especializado: relato de experiência em modelagem de vocabulários por meio de pranchas de comunicação alternativa. 2022, p. 20-35. In: SANTOS, J. P. C. dos; MELO, G. F. A. de;
- SANTOS, M. A. dos (org..). Formação de professores de ciências e matemática: pesquisas e práticas sobre educação inclusiva. Itapiranga : Schreiben, 2022. Disponível em: https://www.editoraschreiben.com/_files/ugd/e7cd6e_27c669ec94984dfbb2ff5dc2495fa683.pdf. Acesso em: 06 ago. 2024.
- TETZCHNER, S. V. et al. Inclusão de crianças em educação pré-escolar regular utilizando comunicação suplementar e alternativa. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 11, n. 2, p. 151–184, ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/nGz4ftFxHJVKzNhLqpBMcxS/. Acesso em: 23 jul. 2024.
- WALTER, C. C. Comunicação alternativa para pessoas com autismo: o que as pesquisas revelam sobre o uso do PECS por pessoas com autismo. In: DELIBERATO, D. et al. (Org.) Comunicação alternativa: teoria, prática, tecnologia e pesquisa. São Paulo: Memnon Edições Científicas, p. 96-106, 2009.
- WALTER, C. C. F.; NUNES, L. R. D. O. P. Comunicação alternativa para alunos com autismo no ensino regular. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 587-602, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3131/313128786007.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024.
Referências
BARBY, A. A. O. M.; RATUCHNE, P. A. O.; SPINARDI, G. C. Contação de História Mediada pela Comunicação Alternativa no TEA: revisando estudos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 68, p. 69–84, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14737. Acesso em: 18 jul. 2024.
BERSCH, R. Introdução à tecnologia assistiva. [s.l: s.n.]. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1789869. Acesso em: 15 ago. 2024.
BONOTTO, R.; CORRÊA, Y.; CARDOSO, E.; et al. Oportunidades de aprendizagem com apoio da Comunicação Aumentativa e Alternativa em tempos de COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 4, p. 1730–1749, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13945. Acesso em: 15 ago. 2024.
BORGES, B. C.; LOURENÇO, G. F. Capacitação de parceiros de comunicação de alunos com necessidades complexas de comunicação no contexto escolar: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 36, n. 1, p. e4/1–28, 2023. DOI: 10.5902/1984686X68753. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/68753. Acesso em: 12 ago. 2024.
CORRÊA NETTO, M. M. F. A comunicação alternativa – favorecendo a aprendizagem de criança com autismo, Aspeger e Angelman: formação continuada de profissionais de educação e saúde. 2012. 286f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/10595/1/Dissert_Marcia%20Netto_v%20%201.pdf Acesso em: 12 ago. 2024.
DELIBERATO, D.; ADURENS, F. D. Lu.; ROCHA, A. N. D. C. Brincar e contar histórias com crianças com Transtorno do Espectro Autista: mediação do adulto. Revista Brasileira Educação Especial, Bauru, SP, v. 27, e0128, p. 73-88, jan./dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0128. Acesso em: 06 ago. 2024.
DELIBERATO, D.;DONATI, G, C, F. Perguntas e respostas frequentes sobre comunicação suplementar e alternativa para professores. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.sbfa.org.br/portal2017/campanhas/campanha-comunicacao-suplementar-e-alternativa/pdf/faq-pdf2.pdf>.
GALVÃO FILHO, T. A. A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios. Revista da FACED - Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, Salvador: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – FACED/UFBA, v. 2, n. 1, p. 25-42, jan./jun. 2013. Disponível em: TA_desafios (galvão filho.net) Acesso em: 24 jul. 2024.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUTHIERREZ, C. C. M. Y; WALTER, C. C. DE F. Programa de formação continuada de professores: comunicação alternativa e transtorno do espectro autista. Revista Teias, v. 22, n. 66, p. 240–255, 20 ago. 2021.
LEYVA-NÁPOLES, R. A.; ORRÚ, S. E. Experiências de comunicação alternativa: alunos com autismo. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 502–505, ago. 2016. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12312. Acesso em: 12 ago 2024.
MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: ENSAIOS PEDAGÓGICOS Construindo Escolas Inclusivas Brasília 2005. [s.l: s.n.]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ensaiospedagogicos.pdf. Acesso em 30 jul. 2024.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MONTENEGRO, A. C. A.; SILVA, L. K. S. M.; BONOTTO, R. C. S.; et al. Uso de sistema robusto de comunicação alternativa no transtorno do espectro do autismo: relato de caso. Revista CEFAC, v. 24, n. 2, p. e11421, 2022. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462022000200700&tlng=pt . Acesso em: 15 ago. 2024.
MONTENEGRO, A. C. DE A. et al. Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo. Audiology - Communication Research, v. 26, 26 jul. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/ZpKbgfnP8wH6k73HHHXSKxd/. Acesso em: 25 jul. 2024.
MORESCHI, C. L.; ALMEIDA, M. A. A comunicação alternativa como procedimento de desenvolvimento de habilidades comunicativas. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 18, n. 04, p. 661-675, dez. 2012 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000400009&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 12 jul. 2024.
PAULA, K. M. P. DE ; ENUMO, S. R. F. Avaliação assistida e comunicação alternativa: procedimentos para a educação inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 13, n. 1, p. 3–26, 4 jan. 2007.
Possibilidades e impedimentos. Psicologia em estudo, Maringá, 15(1), 117-126.
SEKKEL, M. C., ZANELATTO, R., & BRANDÃO, S. D. B. (2010). Ambientes inclusivos na educação infantil:
SGANZERLA, M. A. R.; SILVA, J. F. DA.; GELLER, M. Papagaio amigo – aplicativo vocalizador com atividades para TEA. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 181–190, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110216. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110216 . Acesso em: 9 jul. 2024.
SILVA JUNIOR, E. F.; RODRIGUES, K. R. . H. Ferramentas computacionais como soluções viáveis para alfabetização e comunicação alternativa de crianças autistas: um mapeamento sistemático sobre as tecnologias assistivas existentes. In: Anais do X Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social. SBC, 2019. p. 71-80. DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2019.7678
STUR, F.; BANDEIRA¸ N. Um olhar sobre uso de CAA no atendimento educacional especializado: relato de experiência em modelagem de vocabulários por meio de pranchas de comunicação alternativa. 2022, p. 20-35. In: SANTOS, J. P. C. dos; MELO, G. F. A. de;
SANTOS, M. A. dos (org..). Formação de professores de ciências e matemática: pesquisas e práticas sobre educação inclusiva. Itapiranga : Schreiben, 2022. Disponível em: https://www.editoraschreiben.com/_files/ugd/e7cd6e_27c669ec94984dfbb2ff5dc2495fa683.pdf. Acesso em: 06 ago. 2024.
TETZCHNER, S. V. et al. Inclusão de crianças em educação pré-escolar regular utilizando comunicação suplementar e alternativa. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 11, n. 2, p. 151–184, ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/nGz4ftFxHJVKzNhLqpBMcxS/. Acesso em: 23 jul. 2024.
WALTER, C. C. Comunicação alternativa para pessoas com autismo: o que as pesquisas revelam sobre o uso do PECS por pessoas com autismo. In: DELIBERATO, D. et al. (Org.) Comunicação alternativa: teoria, prática, tecnologia e pesquisa. São Paulo: Memnon Edições Científicas, p. 96-106, 2009.
WALTER, C. C. F.; NUNES, L. R. D. O. P. Comunicação alternativa para alunos com autismo no ensino regular. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 587-602, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3131/313128786007.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024.