Conteúdo do artigo principal
Resumo
A introdução de ferramentas de prototipagem, especialmente a impressão 3D, está transformando os processos produtivos na arquitetura, tanto no desenvolvimento de projetos quanto na construção. Este estudo investigou o impacto dessas tecnologias no ensino de projeto arquitetônico através de uma revisão da literatura recente sobre a aplicação da prototipagem em cursos de arquitetura. A análise revelou que a impressão 3D melhora a visualização e a detecção de problemas em projetos, possibilitando ajustes precisos e uma compreensão mais aprofundada das formas arquitetônicas. A metodologia incluiu a revisão de artigos sobre a introdução e uso da impressão 3D no ensino, destacando benefícios como a criação de modelos detalhados e o aprimoramento da colaboração entre equipes. Conclui-se que, apesar dos desafios associados à adaptação e aprendizado das novas ferramentas, a integração da impressão 3D no ensino de projeto de arquitetura oferece um futuro promissor, aprimorando a concepção formal dos projetos e as habilidades projetuais dos alunos.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Copyright (c) 2024 Luis Gustavo de Souza Xavier, Janine Fonseca Matos Xavier, Pedro Miguel Gomes Januário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
- AL RUHEILI, Amna; AL HAJRI, Salman. The Role of 3D Printing Technology in Landscape Architecture Teaching and Learning Practices. Educational Sciences: Theory and Practice, v. 21, n. 2, p. 13-26, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Salman-Alhajri/publication/358606444_The_Role_of_3D_Printing_Technology_in_Landscape_Architecture_Teaching_and_Learning_Practices/links/620b44df634ff774f4ce674e/The-Role-of-3D-Printing-Technology-in-Landscape-Architecture-Teaching-and-Learning-Practices.pdf (acesso em 05/08/2024).
- ALESSIO, Pedro Martins et al. Prototipagem Digital como recurso de ensino: Uma experiência pedagógica de projetos para turmas integradas de design, arquitetura e expressão gráfica. In: CONGRESSO DE LA SOCIEDAD IBERO-AMERICANA DE GRAFICA DIGITAL, Não use números Romanos ou letras, use somente números Arábicos. 2017. p. 2-8. Disponível em:https://pdf.blucher.com.br/designproceedings/sigradi2017/035.pdf (acesso em 10/08/2024).
- LIRA, Valdemir M. Processos de fabricação por impressão 3D: Tecnologia, equipamentos, estudo de caso e projeto de impressora 3D. São Paulo: Editora Blucher, 2021. E-book. ISBN 9786555062960. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555062960/. (acesso em 06/08/2024).
- MATOS, Anselmo Araujo; PRUDENTE, Marcos Vinicius Santana; DA SILVA, Karliane Couto. Prototipagem como metodologia ativa de ensino na arquitetura e urbanismo do IFS Lagarto. Revista Expressão Científica (REC), v. 7, n. 1, p. 09-16, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/1275. (acesso em 05/08/2024).
- SACRAMENTO, Lucas Pereira Barcellos. Desenvolvimento de protótipos estruturais com usa da impressora 3D para o ensino da arquitetura. Colatina, Intituto Federal do Espírito Santo, 2022 – Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/1646/TCC_Desenvolvimento_de_prot%c3%b3tipos_estruturais_com_uso_da_impressora_3D_para_o_ensino_da_arquitetura.pdf?sequence=1&isAllowed=y. (acesso em 01/08/2024).
- SOUZA, Lorena Costa; PORTO, Lucas Tavares; MEDEIROS, Ivan Luiz de. ATIVIDADES DIDÁTICAS NO LABORATÓRIO PRONTO3D: uma abordagem de ensino por projeto utilizando corte a laser e impressão 3D. Projética, Londrina, v. 14, n. 3, 2023. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/48592/49810. (acesso em 25/07/2024)
Referências
AL RUHEILI, Amna; AL HAJRI, Salman. The Role of 3D Printing Technology in Landscape Architecture Teaching and Learning Practices. Educational Sciences: Theory and Practice, v. 21, n. 2, p. 13-26, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Salman-Alhajri/publication/358606444_The_Role_of_3D_Printing_Technology_in_Landscape_Architecture_Teaching_and_Learning_Practices/links/620b44df634ff774f4ce674e/The-Role-of-3D-Printing-Technology-in-Landscape-Architecture-Teaching-and-Learning-Practices.pdf (acesso em 05/08/2024).
ALESSIO, Pedro Martins et al. Prototipagem Digital como recurso de ensino: Uma experiência pedagógica de projetos para turmas integradas de design, arquitetura e expressão gráfica. In: CONGRESSO DE LA SOCIEDAD IBERO-AMERICANA DE GRAFICA DIGITAL, Não use números Romanos ou letras, use somente números Arábicos. 2017. p. 2-8. Disponível em:https://pdf.blucher.com.br/designproceedings/sigradi2017/035.pdf (acesso em 10/08/2024).
LIRA, Valdemir M. Processos de fabricação por impressão 3D: Tecnologia, equipamentos, estudo de caso e projeto de impressora 3D. São Paulo: Editora Blucher, 2021. E-book. ISBN 9786555062960. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555062960/. (acesso em 06/08/2024).
MATOS, Anselmo Araujo; PRUDENTE, Marcos Vinicius Santana; DA SILVA, Karliane Couto. Prototipagem como metodologia ativa de ensino na arquitetura e urbanismo do IFS Lagarto. Revista Expressão Científica (REC), v. 7, n. 1, p. 09-16, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/1275. (acesso em 05/08/2024).
SACRAMENTO, Lucas Pereira Barcellos. Desenvolvimento de protótipos estruturais com usa da impressora 3D para o ensino da arquitetura. Colatina, Intituto Federal do Espírito Santo, 2022 – Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/1646/TCC_Desenvolvimento_de_prot%c3%b3tipos_estruturais_com_uso_da_impressora_3D_para_o_ensino_da_arquitetura.pdf?sequence=1&isAllowed=y. (acesso em 01/08/2024).
SOUZA, Lorena Costa; PORTO, Lucas Tavares; MEDEIROS, Ivan Luiz de. ATIVIDADES DIDÁTICAS NO LABORATÓRIO PRONTO3D: uma abordagem de ensino por projeto utilizando corte a laser e impressão 3D. Projética, Londrina, v. 14, n. 3, 2023. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/48592/49810. (acesso em 25/07/2024)