Conteúdo do artigo principal
Resumo
Enquanto cresce vertiginosamente a necessidade de soluções inovadoras para as demandas da sociedade, o papel da universidade como agente de transformação social se configura para além da formação tradicional dos estudantes, que alicerçados em suas áreas de conhecimento, empregam esforços no mercado de trabalho. Este artigo tem como objetivo central aprofundar a discussão acerca do papel da universidade como agente ativo no ecossistema de empreendedorismo social. Para tal, foi conduzida uma revisão sistemática na produção científica disponível na base Scopus. Os resultados apontam uma universidade que ora atua como proponente, ora como apoiadora dos processos de empreendedorismo e inovação social. Assume-se também como inegável o potencial dos alunos do ensino superior para se inserirem no contexto social local. Ainda é lícito destacar a habilitação das universidades para construírem competências empreendedoras nos estudantes, se apresentando como um elo essencial no ecossistema de empreendedorismo social.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.