Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presença dos rios sempre foi considerada um grande atrativo e elemento determinante para o progresso das ocupações humanas se tornarem as cidades que se conhece hoje. No entanto, sua popularidade se transformou em alvo de esquecimento e degradação. Neste cenário, propõe-se fazer uma breve análise sobre a dualidade existente em torno da configuração do espaço urbano e sua relação com as margens hídricas, tendo como objetivo diagnosticar como se encontra a ocupação marginal do Rio Itabapoana - no trecho do munícipio de Bom Jesus do Itabapoana/RJ. Como instrumento desta pesquisa foi adotada a metodologia de pesquisa bibliográfica, mapeamento e categorização das principais características das margens em pontos distintos e com escalas diferentes, que possibilitaram reconhecer que as margens se encontram predominantemente consolidadas e adensadas. Em contrapartida, foram identificadas áreas com ocupação rarefeita, apresentando potencial para requalificação urbana através da preservação do meio natural e/ou incorporação de equipamentos públicos. Por fim, espera-se evidenciar a importância deste patrimônio natural e demonstrar como o cuidado com este bem influencia no processo de qualidade de vida urbana e ambiental.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.