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Resumo

A pandemia de Covid-19 tem movido cientistas de diferentes áreas do conhecimento no mundo inteiro para trazer reflexões sobre os impactos por ela causados, cuja abrangência extrapola a saúde humana em seus aspectos físicos e psicológicos e atinge a economia, a política, as relações sociais de trabalho, o sistema educacional etc. Assim, o presente projeto, promovido pelo Laboratório de Estudos de Processos de Estigmatização (LEPE) em parceria com a Linha de Estudos sobre Racismo (LER) do Curso de Psicologia dos Institutos Superiores de Ensino do CENSA - ISECENSA, tem como proposta a promoção do debate sobre os efeitos psicossociais do ensino remoto na juventude negra, através de uma análise interseccional entre pandemia de Covid-19, gênero, raça e classe. O objetivo dessa pesquisa é compreender as formas como a juventude negra foi afetada na dimensão psicossocial com o estabelecimento do ensino remoto na rede pública estadual diante da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória, na qual será realizada uma revisão bibliográfica para embasar os olhares dos pesquisadores sobre a temática proposta, buscando livros e artigos científicos sobre psicologia social, ensino remoto na pandemia de Covid-19, racismo e interseccionalidade. Além de uma pesquisa de campo, utilizando a técnica de entrevista semiestruturada. Pretende-se realizar entrevistas coletivas, pelo Google Meet, com alunas e alunos negros concluintes do Ensino Médio do Liceu de Humanidades de Campos e de outras escolas públicas. Espera-se fomentar a discussão sobre o racismo estrutural que afeta a sociedade brasileira, dando centralidade a vulnerabilidade psicossocial da juventude negra diante do ensino remoto instaurado pela pandemia de Covid-19, e, por fim, publicar dois artigos científicos na Revista Perspectivas Online com os resultados obtidos.

Palavras-chave

Psicologia social Covid-19 Racismo Interseccionalidade

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Como Citar
Possoly da Silva Alves, D. ., Therezinha Magno Calidoni, F., Sales de Oliveira, M. ., Araújo de Azevedo, T. ., Bastos Batista, T. ., Pinheiro de Almeida Neves, R., & Ribeiro de Andrade, E. . (2021). Os impactos psicossociais do ensino remoto na juventude negra: um debate interseccional sobre pandemia de covid-19, gênero, raça e classe. umanas ociais ∓ plicadas, 11(32), 65–66. https://doi.org/10.25242/8876113220212452

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