Conteúdo do artigo principal
Resumo
A intersecção entre Neuropsicologia e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental em vários casos tem se mostrado benéfica, melhorando a qualidade e a velocidade dos tratamentos devido ao maior entendimento e recursos que as duas áreas juntas possibilitam. Este projeto tem como proposta conhecer, avaliar e compreender as implicações que envolvem o ser humano com transtorno de déficit de atenção e hiperatividades bem como os seus pais/responsáveis, na tentativa de favorecer uma melhorar a qualidade de vida aos sujeitos envolvidos nesse contexto a partir da conscientização dos processos cognitivos e comportamentais. O presente estudo, é promovido pelo Laboratório de Estudos em Processos de Estigmatização (LEPE) do curso de Psicologia dos Institutos Superiores de Ensino do CENSA – ISECENSA e apresenta como objetivo geral desse projeto avaliar a importância da Neuropsicologia para o processo psicoterápico de crianças em idade escolar nos casos de Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A metodologia utilizada na pesquisa será de natureza qualitativa. Em um primeiro momento irá ser realizado uma Revisão de Literatura para embasar os olhares dos pesquisadores acerca do tema com os seguintes descritores: psicologia, Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade e Psicoterapia Cognitivo-comportamental. Após, pesquisa de campo utilizará a técnica de entrevista semiestruturada e a aplicação da escala ETDAH-PAIS. Tais instrumentos serão aplicados a dez sujeitos, pais ou responsáveis de crianças que apresentam traços de TDAH. Espera-se com essa pesquisa contribuir para a promoção de uma melhor qualidade de vida para os sujeitos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), bem como aos seus familiares. Pretende-se ainda, ao final da pesquisa publicar os resultados colhidos e analisados na Revista Perspectivas online.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.