Conteúdo do artigo principal
Resumo
No ato de cuidar, muito se propagou como importante o olhar para o ser cuidado e as necessidades que pudessem se apresentar na construção da relação ao longo do processo do cuidado, com o seu cuidador. Nesta pesquisa, o nosso olhar se dirige ao cuidador, possibilitando visibilizar que sentidos, que valores e crenças estão presentes na condução da sua vida e que, no diálogo com os discursos vigentes na sociedade, tentam capturá-lo a partir de papéis que obscurecem a produção de sua subjetividade. Nesse sentido, as relações humanas podem ser criadas e recriadas a todo tempo e quaisquer formas dogmáticas de relação, podem produzir limitações de sentidos e sofrimentos existenciais. Como objetivo geral, buscou-se compreender a produção de subjetividade do cuidador de pessoas com deficiência no encontro com o sujeito com deficiência a ser cuidado. Já os objetivos específicos, consistem em analisar os sentidos relativos à relação de trabalho e afeto que atravessam os encontros com caráter de cuidado. Assim, as famílias receberam atenção especial, pois muitos cuidadores são familiares, sem desconsiderar a importância de profissionais contratados para exercer o papel de cuidador. No que tange à metodologia, os métodos orientadores da pesquisa foram a Cartografia e a Fenomenologia, sendo adotadas entrevistas semiabertas, bem como revisão sistemática da literatura. Foram produzidas dez entrevistas, das quais participaram pessoas do ramo profissional e indivíduos cuidadores cujos membros da família demandaram o cuidado em decorrência de serem deficientes. Foi possível perceber, enquanto resultados acerca dos fenômenos e singularidades das relações estabelecidas, que o cuidado implicou em um profundo investimento existencial de todos os entrevistados, isto é, tanto daqueles que se propuseram a estar envolvidos por função de trabalho quanto àqueles em que a vida os direcionou em prol de algum familiar ou pessoa próxima. Os discursos que inicialmente pareciam bem estruturados, foram pouco a pouco desvelando sentidos que indicavam um profundo pesar pelo sofrimento e a grave condição de limitação da pessoa a ser cuidada. A busca de sentido ultrapassava a mera racionalidade, e a espiritualidade se tornou uma peça-chave na tentativa de acalentar as angústias existenciais. Vários participantes enfatizaram que apesar do constante cansaço físico e desgaste emocional, visto a complexidade de cada caso em específico, a satisfação de poder ajudar, retribuir ou até mesmo em ser útil aplicando cuidados tornava essa relação mais leve e significativa.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.