Conteúdo do artigo principal
Resumo
O desenvolvimento desse trabalho se apoia no tripé: contexto local e regional; ênfase na mobilidade acadêmica e curricular, que possibilita a integração teoria-prática, ensino-pesquisa-extensão, realizando a necessária integração e sinergia universidade-comunidade; e na identidade e no compromisso institucional, promovendo a construção de uma forte identidade institucional, com a clareza de sua missão e envolvimento de todos os agentes institucionais para o estabelecimento de uma estrutura organizacional que atue de maneira orgânica e eficaz. O objetivo geral deste estudo e investigação será o de discutir a contribuição do projeto social de extensão universitária “Universidade Bairro” desenvolvido pelo ISECENSA na Comunidade Tamarindo, situada no município de Campos dos Goytacazes, RJ, para a formação acadêmica e profissional dos estudantes. O lócus da pesquisa será a Comunidade Tamarindo, situada na área urbana do município de Campos dos Goytacazes, RJ. A população será estudantes matriculados nos cursos superiores do ISECENSA (2021/2022) que atuem no desenvolvimento de ações extensionistas e moradores da comunidade. Quanto à abordagem do problema, o estudo e investigação terá um enfoque qualitativo. Para a coleta de dados serão utilizados as múltiplas fontes de dados: pesquisa bibliográfica, observação participativa, entrevistas e questionários. O que se espera com esse projeto é uma reflexão sobre a importância do trabalho sócio acadêmico para a formação acadêmica, desenvolvendo-os, incentivando-os, levando-os a sistematizar e socializar reflexões sobre a prática nos variados campos de atuação. Assim como, contribuir para o estabelecimento de uma Política Extensão do ISECENSA e para subsidiar as ações acadêmicas e institucionais desenvolvidas junto à Comunidade Tamarindo.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.