Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa inspira-se no trabalho desenvolvido por Sancho Gil E Hernández, Hernández (2016) em “Professores na Incerteza: aprender a docência no mundo atual”, mas difere substancialmente levando-se em conta o contexto de mudança estrutural de Sistema de Ensino e as coordenadas sociológicas, psicológicas e filosóficas dos envolvidos. Tem como objetivo geral compreender o processo de mudança das docentes (no período de pandemia - março de 2020 a março de 2021), para se reinventarem e se tornarem professores criativos e tecnologicamente competentes para responderem às necessidades das crianças no ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa, qualitativa, exploratória, etnográfica construtivista a ser trabalhada com dados colhidos no campo a partir de março de 2020. Serão utilizados instrumentos como: observação participante, análise de documentos, entrevistas individuais e em grupo focal. São sujeitos, oito professoras de Educação Infantil e oito dos 1ºs anos do Ensino Fundamental, do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora - CENSA, Campos dos Goytacazes/RJ. Espera-se que o testemunho e suas novas práticas pedagógicas inspirem outros professores a assumirem “nova atitude junto” a seus educandos, ainda em contexto de pandemia.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.