Conteúdo do artigo principal

Resumo

Esta pesquisa inspira-se no trabalho desenvolvido por Sancho Gil E Hernández, Hernández (2016) em “Professores na Incerteza: aprender a docência no mundo atual”, mas difere substancialmente levando-se em conta o contexto de mudança estrutural de Sistema de Ensino e as coordenadas sociológicas, psicológicas e filosóficas dos envolvidos. Tem como objetivo geral compreender o processo de mudança das docentes (no período de pandemia - março de 2020 a março de 2021), para se reinventarem e se tornarem professores criativos e tecnologicamente competentes para responderem às necessidades das crianças no ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa, qualitativa, exploratória, etnográfica construtivista a ser trabalhada com dados colhidos no campo a partir de março de 2020. Serão utilizados instrumentos como: observação participante, análise de documentos, entrevistas individuais e em grupo focal. São sujeitos, oito professoras de Educação Infantil e oito dos 1ºs anos do Ensino Fundamental, do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora - CENSA, Campos dos Goytacazes/RJ. Espera-se que o testemunho e suas novas práticas pedagógicas inspirem outros professores a assumirem “nova atitude junto” a seus educandos, ainda em contexto de pandemia.

Palavras-chave

mudança atitude aprendizagem neurociência

Detalhes do artigo

Como Citar
da Silva Caldas, J., da Silva Gomes, L. ., Pessanha Falcão, J. ., & Alves de Carvalho, L. . (2021). Professor Pós Pandemia Coronavírus. umanas ociais ∓ plicadas, 11(32), 53–54. https://doi.org/10.25242/8876113220212443

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)