Conteúdo do artigo principal

Resumo

O tema a formação do leitor, no Brasil, é recorrente em diferentes debates ao longo da história, tendo em vista a sua importância para a construção de uma sociedade letrada. O presente estudo objetivou desenhar o perfil do leitor, do texto literário, de 6 a 10 anos, perfazendo uma interface com a influência da Era Digital na escolha dos gêneros textuais (contos de fada, lendas, fábulas, entre outros) e nos formatos de leitura aderidos pelos estudantes. Assim, buscamos identificar os diferentes estilos de leitura, bem como os aspectos ideológicos inerentes a esse fenômeno, a partir da frequência e formatos de leitura, a saber: na tela e no papel.  Como metodologia, realizamos levantamento bibliográfico e aplicamos pesquisa exploratória a professores da rede privada de ensino, situada em município do interior do Estado do Rio de Janeiro. Os dados da pesquisa apontam para o grande desafio de despertar o apetite nas crianças para o universo da leitura na Era Digital. Dos professores entrevistados, a maioria defende a importância da leitura literária, entretanto a maioria prefere vídeos e filmes à leitura. Segundo depoimento dos professores, as crianças que gostam de ler desenvolvem mais a criatividade e a criticidade.  A pesquisa revelou que a opção pelo ato de ler em detrimento às demais possibilidades de acesso à cultura, recebe muita influência do incentivo da escola e da família. A amostragem evidenciou a importância da ambiência literária. Esperamos que, o estudo, ao retratar a inclinação dos estudantes pela linguagem audiovisual, contribua para o pensar de novas estratégias de incentivo à leitura.

Palavras-chave

leitura tecnologia livro impresso

Detalhes do artigo

Como Citar
Estéfany Freitas Barbosa, . G. ., da Silva Gomes, L. ., Fernandes Coelho de Oliveira, M. ., & Raquel de Souza Pourbaix Diniz , A. . (2021). Os impactos da Era Digital na formação do leitor dos anos iniciais do Ensino Fundamental. umanas ociais ∓ plicadas, 11(32), 49–50. https://doi.org/10.25242/8876113220212441

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)