Conteúdo do artigo principal
Resumo
O tema a formação do leitor, no Brasil, é recorrente em diferentes debates ao longo da história, tendo em vista a sua importância para a construção de uma sociedade letrada. O presente estudo objetivou desenhar o perfil do leitor, do texto literário, de 6 a 10 anos, perfazendo uma interface com a influência da Era Digital na escolha dos gêneros textuais (contos de fada, lendas, fábulas, entre outros) e nos formatos de leitura aderidos pelos estudantes. Assim, buscamos identificar os diferentes estilos de leitura, bem como os aspectos ideológicos inerentes a esse fenômeno, a partir da frequência e formatos de leitura, a saber: na tela e no papel. Como metodologia, realizamos levantamento bibliográfico e aplicamos pesquisa exploratória a professores da rede privada de ensino, situada em município do interior do Estado do Rio de Janeiro. Os dados da pesquisa apontam para o grande desafio de despertar o apetite nas crianças para o universo da leitura na Era Digital. Dos professores entrevistados, a maioria defende a importância da leitura literária, entretanto a maioria prefere vídeos e filmes à leitura. Segundo depoimento dos professores, as crianças que gostam de ler desenvolvem mais a criatividade e a criticidade. A pesquisa revelou que a opção pelo ato de ler em detrimento às demais possibilidades de acesso à cultura, recebe muita influência do incentivo da escola e da família. A amostragem evidenciou a importância da ambiência literária. Esperamos que, o estudo, ao retratar a inclinação dos estudantes pela linguagem audiovisual, contribua para o pensar de novas estratégias de incentivo à leitura.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.