Conteúdo do artigo principal
Resumo
As análises sobre políticas públicas e a sua interface com o direito se relaciona com a efetividade dos direitos fundamentais. Este artigo visa a analisar como são efetivadas à criação e execução de políticas públicas voltadas à efetivação dos direitos fundamentais sociais, em especial aquelas voltadas para emprego e renda, bem como o controle judicial destas políticas públicas. Busca-se, identificar os mecanismos e os limites inerentes à Administração Pública para promover de maneira igualitária a concretização destes direitos. A investigação dos desenhos institucionais, arranjos federativos, e programas e os alicerces jurídicos e as bases teóricas das políticas públicas fundados com a consolidação do Estado Constitucional de Direito buscam identificar os possíveis gargalos na Administração Pública brasileira para efetividade de direitos sociais, como voltados para emprego em âmbito nacional e a Administração municipal, em especial de Campos dos Goytacazes. O estudo terá como base o levantamento bibliográfico e análise do processo legislativo e jurisprudencial sobre o tema, com levantamento de dados dos sites do governo federal e municipal de Campos, Mistério Público, Tribunais de Contas, IPEA, IBGE, Câmara dos Deputados Federal e bem como Supremo Tribunal Federal (STF). Com a sistematização dos referenciais teóricos sobre políticas públicas e direitos fundamentais, proposta de identificação da articulação e diálogo entre os poderes na área de efetivação de direitos sociais, específicos relacionados a trabalho e renda, e elaboração de artigo sintetizando os resultados alcançados pela análise da efetividade com a análise sobre a importância da efetividade dos direitos fundamentais com a identificação e sistematização dos principais bloqueios institucionais para a sua implementação.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.