Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resultado de um projeto de iniciação científica (PROVIC), vinculado ao curso de Direito da instituição de ensino ISECENSA, o estudo objetivou identificar a escassez de conhecimento considerado essencial para o desenvolvimento da sociedade civil e diante de tal resultado, proporcionar à população, acesso ao conhecimento proposto. O Seminário aconteceu no dia nove de abril de 2021. Na oportunidade, noções de direito bem como atualizações específicas sobre Estatuto da Criança e do Adolescente, foram compartilhadas para os jovens do vestibular social Teorema/UENF. Toda a metodologia foi organizada e pensada de forma a possibilitar que a informação atualizada chegasse a quem, por diversas circunstâncias, não teria acesso a ela de outra forma e, em contrapartida, utilizando dos métodos próprios da sala de aula invertida, buscamos proporcionar, aos alunos dos primeiros períodos do curso de Direito do ISECENSA, experiências de modo que o aluno pudesse aliar a matéria teórica abordada em sala de aula com o conhecimento prático, ensinando e orientando grupos específicos, através da apresentação de seminários. O método escolhido para a realização do projeto foi o dialético onde a priorização na construção do conhecimento se dá através da relação entre o aluno com os outros alunos e com o mundo, no qual professores e alunos trabalham juntos, refletem e elaboram conteúdos, tornando a aprendizagem mais real e significativa desenvolvendo e ampliando múltiplas competências para todos envolvidos. Como método, a dialética representa a realidade em movimento indo para além das aparências. A mudança torna-se uma possibilidade no modo de pensar dialético por meio da superação da desigualdade na produção e distribuição dos resultados do trabalho coletivo. Como resultado final da experiência, contatou-se a importância da divulgação da informação jurídica atualizada para que possamos obter reflexos melhores no desenvolvimento da sociedade civil.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.