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Resumo
A indústria da construção civil está em constante aprimoramento dos seus processos, produtos e serviços. Parte desse aprimoramento tem sido a aplicação de uma nova tecnologia ao planejamento da edificação que vem a ser o Building Information Modeling (BIM), uma tecnologia voltada para a modelagem da informação na construção civil em todo o ciclo de vida da edificação. O domínio do BIM tem se tornado indispensável a todo profissional de formação em arquitetura e urbanismo e engenharia civil, pois opera a interoperabilidade e a colaboração entre os profissionais, exigindo capacitação em diversas ferramentas e softwares que se estruturam dentro deste conceito. No entanto, a adesão e implantação da utilização da tecnologia nas instituições é um processo dispendioso, de mudança de paradigmas e gradativo. As etapas de implantacão da tecnologia passaram a receber a nomenclatura de “níveis de maturidade BIM”, passando a ser atribuídos a fim de mensurar e acompanhar uma implantação exitosa no alcance pleno do que a tecnologia oferece. Essa pesquisa tem o objetivo de estudar e compreender o que vem a ser o conceito de nível de maturidade BIM na indústria da construção civil, quando aplicado ao ambiente de ensino superior. Para tanto, será realizada revisão de literatura a partir de levantamentos bibliográficos, artigos, seminários e anais de congresso, que auxiliarão a determinar quais são as etapas e fatores que devem ser levados em consideração para atribuir níveis de maturidade BIM às Instituições de Ensino Superior (IES) de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Espera-se com isso contribuir para a compreensão do nível de maturidade BIM nas IES, com base nas principais literaturas sobre o tema.
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