Conteúdo do artigo principal
Resumo
A análise do espaço vem da sua importância no cotidiano das pessoas, para a realização das suas atividades opcionais, necessárias e sociais. Além do campo geográfico, com suas divisões e conexões, o espaço também exerce influências nas vinculações sociais, devido a sua imposição em aspectos segregadores impostos a sociedade, reproduzindo-a e dando suporte as suas relações, sendo dinâmico e efêmero de acordo com o tempo. Assim, é inquestionável que o centro histórico de uma cidade é comumente definido pela sua capacidade de sedução sobre seus usuários, sendo um lugar central relativamente ao restante da área construída, mantendo-se ainda como áreas de atração comercial e com grande número de empreendimentos. Esta demanda ocasiona aumento do valor dos imóveis localizados nesta região e também, uma disputa por espaço onde o privado acaba se sobrepondo ao público, por interesses pessoais ou grupo de pessoas. Esta disputa por espaço por forças não equivalentes, tem resultado direto na paisagem urbana. A análise dos espaços públicos do centro histórico da cidade de Campos dos Goytacazes, no período em que o seu orçamento teve um viés de alta elevada, especialmente fomentado pelos valores recebidos dos repasses dos royalties pela exploração de petróleo, tem como objetivo verificar as transformações ocorridas nestes espaços. A metodologia desenvolvida para este trabalho transpõe pela revisão da literatura científica, a coleta de fontes primárias como usuários, permissionários e concessionários dos espaços públicos e levantamento detalhado in loco de alguns elementos urbanos como áreas de passeios e vias; número de vagas privativas de veículos, quiosques e bancas em áreas públicas. Fundamentado nos levantamentos sugeridos, será possível verificar se o último ciclo econômico relevante ocorrido na cidade de Campos dos Goytacazes - o repasse dos royalties pela exploração do petróleo, foi responsável pela modificação da paisagem urbana no seu Centro Histórico.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.