Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente pesquisa objetiva investigar se o processo decisório financeiro de idosos na aquisição de empréstimos consignados sofre influência da heurística da ancoragem. Na heurística da Ancoragem os indivíduos focam a atenção em uma informação recebida recentemente e a usa como referência para tomar uma decisão, ou pode ser também, resultado de uma análise parcial ou incompleta da informação recebida, o que acontece com frequência com idosos. Sendo o processo decisório financeiro algo complexo, a utilização de atalhos mentais (Heurísticas) para facilitar as decisões poderia levar a situações de endividamento de longo prazo catastróficas, principalmente em idosos em situação de declínio gradativo de saúde física e psicológica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa quantitativa, exploratória, descritiva e de levantamento, o instrumento de coleta de dados utilizado remete a adaptação de um questionário que visa buscar respostas para possíveis efeitos e/ou relações entre a ancoragem e a tomada de decisão financeira, utilizando como parâmetro de mensuração e análise o método proposto por Jacowitz & Kahneman (1995). Esperasse com está pesquisa mensurar o impacto da heurística da ancoragem no processo decisório financeiro de cidadãos idosos, aposentados e/ou beneficiários do INSS na aquisição de empréstimos consignados. Desta maneira caso a hipótese de enviesamento se confirme estratégias de apoio a educação financeira podem vir a ser implantados como iniciativa de minimizar os efeitos heurísticos, culminando em uma maior qualidade de vida para a classe idosa, com reflexos na população geral.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.