Conteúdo do artigo principal
Resumo
O conhecimento aliado a inovação tem se mostrado fator motor para o crescimento e desenvolvimento de mercados econômicos sustentáveis e, diante da realidade do cenário atual do Brasil em relação aos aspectos sociais, políticos e econômicos, vide o elevado índice de desemprego e de trabalhadores informais que necessitam de apoio emergencial governamental para sobreviver, tem ficado cada vez mais evidente a importância da união cooperativa entre centros acadêmicos, sociedade científica, governo e iniciativa privada para indução de estratégias políticas públicas e institucionais, que causem avanço científico, tecnológico e social, transformadores do conhecimento em inovações mercadológicas que gerem empregos e renda para os atores sociais. Nesse cenário, a pós-graduação stricto sensu, especialmente o doutorado, tem colaborado para o avanço da Inovação, Ciência e Tecnologia, consideradas propulsoras da mudança econômica e social. Dessa forma, partindo do princípio de que todas as teses criadas nos centros universitários precedem uma inovação intelectual, a presente pesquisa tem como objetivo evidenciar os motivos que levam a baixa aplicabilidade empreendedora entre as pesquisas de doutores e doutorandos. A hipótese levantada é a de que a falta de disciplinas interligadas ao empreendedorismo na pós-graduação cria um aprisionamento das ideias dos cientistas brasileiros no campo acadêmico sem outras ramificações. Os procedimentos metodológicos utilizados serão de abordagem qualitativa quantitativa, no que se refere aos objetivos a pesquisa se apresenta como descritiva e exploratória, tendo como procedimento estudos bibliográficos e a criação e aplicação de questionário para doutores e doutorandos na cidade de Campos dos Goytacazes- RJ. Esperasse como resultado desta pesquisa compreender os motivos que levam a baixa aplicabilidade e inserção das ideias acadêmicas no empreendedorismo local e o levantamento estatístico das alternativas de interconexão entre os pesquisadores e o mercado.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.