Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Constituição Federal de 1988 possui em seu corpo os chamados direitos de segunda dimensão que visam garantir a dignidade da pessoa humana. Entretanto, se tratando da população em situação de rua, o alcance a esses direitos, na prática, é distante ou inexistente. A ausência de dados censitários oficiais dificulta a ação do Estado na elaboração de políticas públicas eficazes e direcionadas para a solução dos diversos problemas enfrentados pelos indivíduos que vivem nas ruas, sem garantia do mínimo existencial. Diante desse cenário, tem-se como objetivo investigar o desenvolvimento, elaboração e implementação de políticas públicas no município de Campos dos Goytacazes para a população em situação de rua que visam resguardar o conjunto mínimo de direitos para se ter uma vida digna, reafirmando a importância das políticas existentes ou indicando a necessidade de reformulação ou da adoção de outras medidas que garantam o mínimo previsto do texto constitucional. Para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa, os procedimentos metodológicos partirão de um levantamento bibliográfico, longitudinal, descritivo; análise legislativa e jurisprudencial sobre o tema além de uma abordagem qualitativa e quantitativa, mediante coleta de dados primários e secundários na Secretaria de Desenvolvimento Humano e Centro Pop, trançando um perfil da população em situação de rua no município estudado. Busca-se com a presente pesquisa sistematizar o referencial teórico e a as ações do Estado através de leis, projetos, decretos, portarias sobre a população em situação de rua e a efetivação das políticas públicas como forma de garantir o mínimo existencial; proposição de soluções viáveis a nível municipal para a implementação de politicas públicas eficazes para a multicitada população, e, elaboração de artigo reunindo os resultados alcançados pelos estudos realizados durante o projeto.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.