Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os pavimentos das calçadas não são simples coberturas para o chão das cidades. A correta especificação e aplicação dos materiais garante não só a acessibilidade desse espaço como favorece e potencializa a mobilidade urbana dos pedestres, a caminhabilidade, muito defendida por diversos profissionais do urbanismo. Já pararam para observar a cidade que vivemos? As ruas, as calçadas e o conjunto das suas áreas públicas? Reparem na imensa “invasão” do espaço público, tornando a vida nas calçadas algo desestimulante e desinteressante, pela enorme confusão implantada: quiosques, ambulantes/camelôs, carros estacionados em local proibido e as vezes sobre as calçadas, churrasqueiras, buracos, degraus, obstáculos, mobiliário e equipamento urbano muito mal localizados, resultando na completa disfunção desse espaço. A problemática observada, reflete o atual descaso, das pessoas e do poder público, em relação a acessibilidade, mobilidade e segurança das pessoas, principalmente aquelas com mobilidade reduzida, deficientes ou não. Dito isso, este trabalho objetiva encontrar um pavimento de fácil instalação e baixo custo que atenda os princípios da acessibilidade universal, a estética urbana e potencialize a mobilidade das pessoas na cidade com autonomia e segurança. Apoiado em um estudo observacional e fotográfico das calçadas do bairro da Pelinca, juntamente com levantamento técnico das calçadas existentes, as informações obtidas serão comparadas com as diretrizes contidas na legislação de Acessibilidade e Mobilidade Urbana em vigor, seja no âmbito municipal, estadual e federal. Os dados extraídos na avaliação dos pavimentos existentes, fornecerá subsídios, para identificação de nova tipologia de pavimento, contribuindo com o Poder Público na elaboração de Cartilhas para implantação e ou adoção de medidas orientadoras para construção e reformulação das calçadas, na cidade de Campos dos Goytacazes.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.