Conteúdo do artigo principal
Resumo
A principal proposta da economia circular é alterar o conceito de “lixo” dos Resíduos que se estruturou neste projeto e substituiu por uma visão contínua e cíclica de produção, na qual os recursos deixam de ser somente explorados e descartados e passam a ser reaproveitados em um novo ciclo. A Economia Circular estimula novas práticas de gestão criando oportunidades e valor às organizações em harmonia com o meio ambiente. O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre a viabilidade de implementação dos métodos de Economia Circular, com ênfase no controle do descarte de sucatas no Complexo Portuário do Açu (São João da Barra/RJ), trazendo alternativas sustentáveis à Gestão de Resíduos. Além de avaliar a sua eficiência ambiental e econômica, propondo encerrar o processo linear de produção e reinserir os resíduos no ciclo produtivo de forma a minimizar o tratamento ambiental e a extração de matérias primas. A investigação iniciará por meio de uma pesquisa exploratória específica, trazendo como consequência possíveis alternativas econômicas de reutilização desses materiais. A pesquisa classifica-se ainda como descritiva e estudo de caso, uma vez que será realizado um levantamento de informações reais sobre a gestão dos resíduos no Complexo Portuário do Açu. Espera-se por meio desta pesquisa demonstrar como a economia circular pode contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental, quando utilizado de forma interdisciplinar pelas atividades produtivas.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.