Conteúdo do artigo principal
Resumo
A literatura atual vem apontando a existência de influências positivas de crenças espirituais e religiosas no tratamento do câncer. O estudo, promovido pelo Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar em Cultura, Fé e Razão (NUCFER), buscou compreender a concepção de pacientes oncológicos e profissionais da saúde sobre a inclusão da espiritualidade no tratamento de pessoas com câncer. Dessa forma, o objetivo geral desse projeto foi compreender o significado da espiritualidade para pacientes oncológicos durante o seu tratamento e como essa vivência pode contribuir como apoio no cuidado humano e nas relações entre paciente e equipe de saúde. A pesquisa foi qualitativa, utilizando a técnica de entrevista semiestruturada. Foram entrevistados 06 (seis) profissionais da saúde, uma técnica de enfermagem, três enfermeiras e duas médicas; e 05 (cinco) pessoas que já passaram por tratamento oncológico ou estão passando. No total de onze pessoas entrevistadas todas afirmaram ser importante levar em consideração a espiritualidade dos pacientes em tratamento oncológico, pois contribui de maneira significativa para tratamento e enfrentamento das dificuldades decorrentes desse processo doloroso, além de valorizar a pessoa humana a enxergando além da sua doença. Assim, a pesquisa revelou que a espiritualidade do paciente em tratamento oncológico deve ser levada em consideração, respeitada e incentivada quando for da sua vontade, pois além de ajudar a manter a saúde emocional desses sujeitos em alto sofrimento os reconhecem em sua integridade como pessoa humana, respeitando todas suas expressões de estar no mundo. Isso é tratamento humanizado e dignidade da pessoa humana.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.