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Resumo
A mídia e seus meios de comunicação possuem uma relevância considerável na sociedade contemporânea. Partindo-se da hipótese de que a influência midiática impacta consideravelmente os modos de enfrentamento do fenômeno adictivo. Como objetivo específico intencionava-se identificar bem como avaliar o perfil das matérias sobre drogadição publicadas em diferentes veículos de informação que implicassem uma grande circulação nacional, a saber a Revista VEJA, o Jornal Folha de São Paulo, ambos em suas versões on line, e o site Scielo Brasil, mais acessado pelas comunidades científicas. A metodologia de interpretração das informações utilizada foi a Análise de Conteúdo conforme proposta por Bardin. Considerou-se um critério temporal a contar de janeiro de 2016 a dezembro de 2020, inserindo-se nas plataformas termos correlatos aos objetivos da pesquisa e aplciando filtros de repetição. Todas as plataformas revelaram uma perspectiva restrita sobre a necessidade de atenção à rede de apoio do sujeito adicto e sobre a importância dos aspectos emocionais que correspondem a experiência adicta. Constatou-se que as publicações apresentavam certa escassez no que tange a termos mais assertivos sobre a questão estudada, sobretudo aqueles que incluem aspectos subjetivos da experiência aditicva. Recomenda-se assim, que mais conhecimentos produzidos na psicologia sejam elaborados para um melhor embasamento e amplitude das problematizações necessárias, assim como um melhor aproveitamento dessa influência por parte dos veículos de informação no Brasil.
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