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Resumo
Neste estudo objetivou-se analisar a relação entre os construtos do comportamento planejado e as lideranças, transformacional e transacional. A metodologia é aplicada, quantitativa, descritiva, utilizando-se como procedimento técnico a pesquisa de levantamento. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário a partir das escalas de Intenção Empreendedora, de Liñán e Chen (2009), e de Liderança, de Fonseca e Porto (2013). Participaram da pesquisa 96 alunos de um curso de graduação em Ciências Contábeis. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e Correlação de Spearman. Na estatística descritiva auferiu-se alto nível de liderança entre os estudantes, especialmente a transformacional. Para a escala de intenção, atitudes pessoais e normas subjetivas obtiveram razão alta, evidenciando para a primeira o sentimento que o estudante tem sobre ser ou não um empreendedor, e para a segunda, que as pessoas que estão à volta desses alunos interferem em suas decisões quanto a empreender, principalmente os familiares, pais e irmãos, e o cônjuge. A correlação revelou associação forte entre as lideranças transformacional e transacional, e associação forte entre atitude pessoal e intenção empreendedora, não demonstrando correlação significativa entre as escalas. Todavia, a análise reforçou que as atitudes pessoais determinam significativa e positivamente a intenção empreendedora. Esta pesquisa contribui para a compreensão de aspectos comportamentais em alunos, incentivando o desenvolvimento de um comportamento mais empreendedor e instigando esses futuros profissionais à liderança.
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