Conteúdo do artigo principal

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar e caracterizar o uso e a representação conceitual mediada por signos que fazem referência à cotonicultura dentro de peças e artefatos provindos da cultura material do Seridó do Rio Grande do Norte. A fase do plantio do algodão no âmbito local representou grande avanço econômico, social e cultura, tornando-se um signo de grande valor para os habitantes da região. Com isso, percebeu-se que diversos artefatos locais continham representações simbólicas do algodão em sua configuração visual. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa analítica, de base histórica e documental, traçando como princípio de pertinência os conceitos de sintática, semântica e pragmática, provindos da semiótica do design. Como resultado, identificou-se uma participação dos signos da cotonicultura em artefatos festivos, como o vestuário do concurso Rainha do Algodão e em peças gráficas, nas bandeiras e brasões dos municípios do Seridó do Rio Grande do Norte. A relevância do trabalho para a região se encontra na valorização do discurso local. Como conclusão, observou-se que é possível trazer à tona referências de contextos históricos regionais, valorizando a identidade local e transpondo essas informações para artefatos da cultura material.


 

Palavras-chave

Semiótica Design Comunicação Território Seridó

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Ítalo José de Medeiros Dantas, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando em Design pela Universidade Federal de Campina Grande, Especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais e Designer de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó. Membro dos grupos de pesquisas nacionais: Núcleo de Pesquisas em Têxtil e Vestuário (IFRN), Núcleo de Pesquisa em Informação, Linguagens e Usabilidade (UFCG) e Grupo de Estudo da Cor (UFCG). Bem como também é membro de grupos de pesquisas internacionais vinculados à temática da cor, como: Language of Color e Environmental Colour Design, ambos da International Color Association (AIC).

Alan Jones Lira de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte, dos Cursos Técnicos em Vestuário e Têxtil e CST em Design de Moda. Graduado em Engenharia Têxtil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialização em Engenharia de Petróleo e Gás pela UNP - RN, Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Especialização em Design de Moda pelo CETIQT - RJ.

Maria Lindelene da Silva Bessa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduanda em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó.

Edna Maria de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduanda em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó.

Como Citar
Dantas, Ítalo J. de M., Melo, A. J. L. de, Bessa, M. L. da S., & Melo, E. M. de . (2021). Os Atributos Estético-Simbólicos da Cultura Material da Cotonicultura do Seridó/RN. umanas ociais ∓ plicadas, 11(31), 46–63. https://doi.org/10.25242/8876113120212288

Referências

Read More